terça-feira, 20 de setembro de 2011

Surpresas ao longo do segundo dia de pedaladas pela VCA

O dia de hoje foi inesquecível, o brilho nos olhos da Andrea e as palavras de espanto e admiração (nossa, que lindo, maravilhoso) traduziram as belezas naturais e construções que vimos pelo caminho.

Como o primeiro dia, iniciamos o pedal com chuva e 7 graus célsius. Paramos em uma loja de bike em Augsburg e compramos luvas mais quentes e polainas impermeáveis, isso fez toda a diferença, pois apesar da baixa temperatura, não sentimos o mesmo frio do dia anterior. Após as 14 horas a chuva cessou de vez e apenas o frio nos acompanhava.

Passamos por vilareijos incríveis, alguns com apenas 100 metros de comprimento. Muitas plantações (principalmente verduras e milho). Novamente paramos para apreciar as maças e peras caindo a nossos pés. Casinhas ou casões com galpão para processamento das colheiras ao fundo, algumas com criadores de gado, porcos e outros animais. Atravessamos parques com paisagens que não cabiam em nossos olhos. Vimos trens de alta velocidade passando no horizonte, igrejas com torres enormes em cidades mínimas, acompanhamos tratores trabalhando na lavoura, cães pastoreando, renas criadas em cativeiro, cavalos "quase" selvagens (será?), Lagos, vimos aviões caça da força aérea alemã decolando de uma base militar (ensurdercedor).

Após 61,8km quilometros de pedal e ainda faltanto 34km para Schongau (ou não bate as informações oficiais, ou estamos pegando caminhos mais longos), decidimos entrar em uma estrada destino a Cidade de Landsberg. Foi uma decisão acertadíssima!

Landsberg foi o local mais bonito da viagem até agora. O centro da cidade é dentro de uma fortaleza medieval, com muros e torres de proteção. No interior, o recheio é feito de ruas, vielas e construções magníficas e romanticas. Realmente, os antigos habitantes dessa região sabiam como impressionar seus moradores e também os inimigos. Ao redor, um largo rio com água verde clara e outras torres e monumentos. Difícil de explicar, vocêS precisarão ver nas fotos, que publicarei assim que encontrar uma boa conexão de Internet. No hostel que estamos hoje, não tem net para hospede, então apenas usarei a conexao do proprietário, por alguns minutos, para bublicar esse post.

Em uma loja de esporte outdoor aqui de Landsberg encontramos uma bacia (ou cesto), no lado de fora, com liquidação de produtos da marca Deuter, uma pechincha, só na Alemanha mesmo, baciada Deuter. O vendedor perguntou do futebol do Brasil (demorou para vir essa pergunta) e, papo vai papo vem, ele comentou que quando visitou a Africa do Sul, meses antes da Copa, os nativos sul africanos diziam que o país não estava preparado para uma copa e que não daria tempo para entregar as obras. No entando, ele lembrou, a copa foi um sucesso. Tomara que ele tenha razão...

Por favor, se você (leitor) está se progamando para realizar a Via Claudia Augusta, não deixe de passar pela cidade de Landsberg, é um desvio de apenas 4 km (+ 4 de volta), mas vale muito a pena, será uma surpresa. Você ainda pode aproveitar para pegar o trecho da Rota Romantica entre Landsberg e Schongau, como alternativa, em seguida retornar a VCA sentido Fussen (lê-se Fuzen). Nós vamos pegar essa alternativa amanhã.

O Hostel onde estamos, com preço de hotel, é simples, mas arrumado. Estamos no último andar, com o teto do quarto afunilando com o caimento do telhado, uma janela de vidro entre as telhas permite ver o céu. Acredito que acordaremos com Sol, tomara. Hoje teve por do Sôl, o tempo está abrindo, bem na direção de onde estamos indo (Sul).

Acreditamos que amanhã avistaremos os Alpes no horizonte, quem sabe...

Por vezes me pergunto: Porque não vim antes para a Europa? Porque não comecei antes no Cicloturismo?

Em nenhum momento até agora sentimos qualquer medo com relação a outros veiculos, seja na estrada ou dentro das cidades. Apesar da maior parte do trajeto (90% talvez) ser feito por ciclovia, nos cruzamentos e nos trechos em que precisamos dividir com carros, caminhões e ônibus, todos deram preferência para nós, um exemplo de como o "mais fraco" merece maior atenção. A lei do mais forte, que predomina no Brasil, apenas mostra o quanto ainda somos atrasados e com mentalidade das cavernas. A vivência que estamos passando nessa viagem nos fará seres humanos melhores

Temos mais um dia de pedaladas em terreno mais plano, depois o bicho vai pegar Alpes acima, vamos ver como será.

Terminamos o dia com um novo jantar a luz de velas, massa e cevada, o corpo agradece.

Muito chão pela frente, a bunda (como essa sofre no selim) vai ter que aguentar.

Abraço,

Canabike e Andrea




















5 comentários:

  1. Caramba que paisagens hein !!!

    Ainda bem que ta frio e chovendo ai, senão o itinerário de vcs seria os bares da Via Claudia...rs
    O porta bagagem esta aguentando ??? Lógico que ta né foi a Arrojo que fez o suporte.

    Bom passeio

    Abraços,

    Coru

    ResponderExcluir
  2. Fala Augusto, tenho acompanhado diariamente sua trip.
    "que lugares incríveis" sinceramente,as fotos só vem a ilustrar a ótima narrativa.
    Dá-lhe JET e ECO, as magrelas terão que mostrar quem é quem agora.
    Um abraço e boa pedalada !

    ResponderExcluir
  3. Cana e Andreia.
    Um lugar maravilhoso merece um casal como voces!
    Parabéns pela cumplicidade e companheirismo.
    Relacionamentos assim são raros.
    Somos gratos por conhecer voces.
    Um grande abraço e boas pedaladas.
    JB & Sô
    Obs.: Na volta vai ter CHOPP?

    ResponderExcluir
  4. Faço minha as lindas palavras do João e da Solange... Adorei!!!
    Enjoy your trip and bring us the best VCA memories!!!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Augusto e Andrea, que tanto voces bebem e comem, uau! Cada prato, chops, UUUU...
    Grande aventura, só mesmo jovens para enfrentar este desafio e ter energia para pedalar.
    Mamae daqui do Canada torcendo por voces.
    Beijos

    ResponderExcluir

Mande sua mensagem por aqui.